Como sair do vermelho? Veja 7 dicas para alcançar esse objetivo!

Ter uma má reputação e ter que lidar com dívidas pode ser um agravante para nossa saúde mental. De acordo com uma enquete realizada nos Estados Unidos, a insolvência torna a pessoa mais vulnerável a problemas como depressão, ansiedade, ulcerações e ataques de pânico. Por isso é importante saber sair do vermelho para que podemos ter uma vida mais tranquila e sem dívidas.

No entanto, é mais fácil falar do que fazer. Afinal, se subsistisse um plano simples para implementar uma vida livre de dívidas, os mais de 63 milhões de inadimplentes no Brasil já teriam feito isso, não é?

No entanto, só porque não é fácil não significa que seja impossível. Seguindo alguns passos e mantendo a disciplina financeira, você pode aprender a sair das dívidas e nunca mais voltar àquela situação.

Quer aprender a sair dos números vermelhos? Então, aqui estão 7 dicas que você pode implementar hoje!

1. Verifique bem o seu orçamento

Um dos principais problemas no pagamento de dívidas é a falta de dinheiro no orçamento familiar. Se o seu mês terminar com déficit ou você ficar sem nada, fica ainda mais complicado negociar uma dívida ou arrumar tempo para amortização.

Por isso, o primeiro passo para sair do vermelho é começar a controlar bem o orçamento. Você pode fazer isso hospedando uma planilha em seu computador ou celular com todas as suas despesas e receitas.

A partir daí você começa a considerar cuidadosamente seu orçamento e a entender melhor a situação. Em outras palavras, você pode ver quais gargalos estão atrapalhando seu orçamento e fazer alguns planos para resolvê-los.

2. Reduz despesas desnecessárias

Uma dica bem clássica para sair do vermelho é cortar algumas despesas desnecessárias. Mas o que fazer? Quais despesas não estão incluídas?

O primeiro passo para conseguir isso é ter a tabela organizada mencionada anteriormente. Afinal, você pode observar todos os seus gastos e entender com o que pode trabalhar.

Em seguida, você precisará dividir suas despesas em três categorias:

  • Necessário, ou seja, necessário como aluguel, luz, água, supermercados;
  • Importante: as despesas que você deve ter, como celular, internet, plano de saúde e muito mais;
  • Luxo: Consumir bens de consumo, por exemplo, ir ao cine restaurantes, etc.

Essas são despesas adicionais que você deve reduzir ou pelo menos reduzir significativamente. Uma maneira fácil de fazer isso é encontrar uma alternativa gratuita ou barata. Por exemplo, em vez de ir ao cinema você pode subscrever um serviço de streaming e assistir em casa (a pipoca caseira também é muito mais barata!). Outra ideia é converter sua conta bancária existente em uma conta digital.

3. Procure novas maneiras de ganhar dinheiro extra.

O segredo para sair do vermelho é lidar com dois aspectos da sua vida financeira: despesas e receitas. Já chegamos os primeiros na dica anterior. Agora é hora de descobrir como usar sua renda para pagar sua dívida.

Se você quiser parar de inadimplir rapidamente, você precisa aprender a ganhar dinheiro extra. Idealmente, você obtenha um fluxo constante de renda adicional, como trabalhar como free-lancer no fim de semana. Dependendo do seu histórico, é possível administrar pequenas empresas em plataformas freelances que podem gerar uma receita significativa no final do mês.

Outra opção é buscar fontes de renda ocasionais, como a venda de roupas que você não usa mais, ou livros, CDs, DVDs e outros tipos de produtos que também podem ser vendidos em plataformas online ou sebos locais.

4. Pesquisar várias alternativas de negociação

Em pagar sua dívida você precisará negociar com seus credores. No entanto, existem várias maneiras de fazer isso. E muitos métodos podem produzir resultados surpreendentes.

Hoje, existem empresas e startups que estão trabalhando para facilitar as negociações de dívidas e oferecer melhores negócios para quem quer limpar o nome.

Com esses serviços, você pode simular quanto deve pra quitar sua dívida (tanto de uma vez quanto em parcelas), mas também pode comparar as ofertas de diferentes plataformas.

Isso permite que você chegue ao final do negócio que for mais interessante para você e que esteja dentro da margem criada em seu orçamento com nossas sugestões acima.

5. Assista a simulação de vez em quando.

Antes de fechar uma transação, aguardar datas estratégicas para negociar melhor com os credores. Este é um conselho importante, pois é comum que empresas e agências de crédito realizem feiras especiais para remunerar várias dívidas ao mesmo tempo.

Normalmente esses eventos são realizados no final do ano para que as pessoas possam usar o dia 13 para negociar ou será realizado no final do primeiro trimestre do ano após o período que pagamos IPVA, IPTU, material escolar e depois daquele carnaval.

6. Analise a possibilidade de obter um empréstimo

Fazer um empréstimo pessoal é uma forma interessante de sair do vermelho. Isso é especialmente interessante se você tiver muitos credores com taxas de juros diferentes e altas.

Basicamente, o empréstimo tira seu CPF das listas de restrições mais rapidamente (afinal, você quita todas as dívidas de uma vez) e permite trocar taxas de juros diferentes por uma única, mais baixa e mais fácil de administrar.

Esse conselho pode ser ainda mais poderoso se você o combinar com boas negociações com seus credores. Afinal, você pode conseguir reduzir sua dívida e precisar de um empréstimo menor para quitar tudo.

No entanto, observam que a solicitação de um modelo de crédito levará à consulta do seu CPF. Se for negativo, afeta sua pontuação e o empréstimo pode ficar mais caro.

7. Estudar finanças para saber como sair do vermelho

Saber como sair do vermelho é importante, mas entender como nunca mais voltar a ele pode ser ainda mais útil. A chave para isso é estudar muito sobre finanças e investimentos para garantir que sua vida financeira esteja sempre sob controle. Você também pode manter uma reserva para não se endividar novamente.

Além disso, garantir que seu nome esteja sempre limpo oferece mais opções financeiros. Recursos como financiamento e crédito mais baratos estão à sua disposição para atingir objetivos pessoais de médio e longo prazo, como organizar uma viagem com os filhos ou comprar um carro.

Comece a aprender mais sobre finanças hoje! Agora que você já viu 7 ótimas dicas práticas de como sair do vermelho é hora de aprender algumas ações positivas que podem impedir que você volte a esse cenário. Se isso lhe interessa, entender bons hábitos financeiros para evitar dívidas!

Acesse agora:  masterclassfinanciamentos.com.br , e conheça a maneira mais rápida e segura para adquirir seu credito seja um com veiculo como garantia ou para comprar um novo.

Refinanciamento (empréstimo com veículo como Garantia)

Se você já tem um veiculo em nome quitado ou mesmo que ainda esteja financiado, você pode adquirir este empréstimo com taxas mais baixas e com uma programação melhor para as datas podendo colocar a primeira para ate 60 dias.

Compartilhe essa dica

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Masterclass financiamentos é uma empresa legalmente constituída e intermediadora do processo de concessão e crédito entre as instituições e os clientes. A Masterclass não analisa cadastros, pois não é instituição financeira. Atuamos na qualidade de Correspondente Bancário, de acordo com a Resolução nº 3.954 de 24/02/2011, do Banco Central do Brasil e somos responsáveis por elaborar cadastros de forma adequada e enviá-los para análise de crédito às instituições, sendo essas as únicas responsáveis pela definição. Nosso foco de atuação são produtos com garantia de imóveis, com garantia de veículos, emprestimo pessoal. Masterclass Financiamentos, sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 45.263.060/0001-35, com sede na Avenida Paulista, 765, 17º andar, Bela Vista, São Paulo – SP, CEP 01310-100. Maiores detalhes consulte os Termos de uso e Política de privacidade.

A Masterclass Financiamentos é certificada pelo INFI e FEBRABAN.

Masterclass Financiamentos - Todos os Direitos Reservados 2022

×