Refinanciamento de veículos: como funciona e como conseguir?

Gerenciar orçamentos mensais pode ser um grande desafio, e a tarefa se torna ainda mais complicada quando o faturamento começa a ficar para trás. Uma boa opção para evitar constrangimentos financeiros é refinanciar veículos com prazos mais atrativos.

O refinanciamento de veículos é uma alternativa favorável e deve ser considerada. As instituições financeiras costumam praticar juros competitivos e acessíveis para o bolso do cliente já que esse empréstimo exige um bem como garantia.

Então, se você está passando por dificuldades financeiras e tem um carro em seu nome, não se desespere! O refinanciamento de um carro pode ser uma solução rápida e fácil para obter um empréstimo.

Para saber tudo sobre este método também conhecido como empréstimo de carro leia este post e tire suas dúvidas!

O que é refinanciamento de carro?

O refinanciamento de carros é um método de empréstimo garantido que é um dos mais baixos do mercado. Você provê seu veículo ao banco e seu veículo é vendido à instituição financeira durante a vigência do contrato, mas você mantém a propriedade. É também uma operação muito simples e com o mínimo de burocracia.

Assim que os pagamentos forem terminados, o carro será seu para sempre. Por outro lado, se você não remunerar o que deve, o banco é dono do ativo.

As linhas de crédito com garantia geralmente têm taxas de juros mais baixas do que outras categorias do mercado. A lógica é simples: as instituições que te dão crédito não perdem tudo se você entrar em débito. Mas os ativos devem ser usados ​​para recompensar os passivos.

Como funciona esse tipo de empréstimo?

O processo de solicitação de um empréstimo de refinanciamento de carro é muito fácil. Se você procura uma instituição que trabalhe com esse tipo de empréstimo, recebemos e analisamos seus dados e os dados do seu carro.

As instituições financeiras costumam emitir empréstimos para refinanciamento de veículos com base no valor já custeado das parcelas do carro e seu valor de mercado. Algumas financeiras emitem apenas um refinanciamento de carro 100 % custeado como garantia.

O valor concedido no refinanciamento pode ser de até 90 % do valor do veículo dependendo da instituição. Exemplo o carro ainda não tenha sido quitado, esta taxa será aplicada ao valor já custeado.

Quando todos os requisitos forem atendidos, o proprietário atenderá às seguintes condições de empréstimo:

  • Crédito de até 90% do valor do automóvel;
  • Prazo médio de pagamento de até 60 meses;
  • Menor taxa de juros dentre todas as modalidades de empréstimo.

Entraremos em mais detalhes sobre as vantagens e condições de obter e pagar o refinanciamento de um veículo, mas já foi mencionado que, para quem está em dificuldades financeiras e deseja trocar dívidas mais caras por menos caras, esta é uma boa oportunidade.

Embora seja um tipo interessante de empréstimo, os riscos envolvidos não podem ser ignorados. Os devedores que não cumprirem suas obrigações podem perder seus bens. Por isso é importante avaliar suas necessidades, fazer um bom planejamento e depois solicitar o refinanciamento do seu carro.

Assim você adquire um empréstimo sensato e saudável. Depende também das melhores condições de mercado.

No entanto, muitos fatores afetam a emissão de empréstimos. Um dos principais é o seu score, ou seja, sua classificação como bom ou mau pagador junto às instituições de proteção ao crédito.

Outra variável que é levada em consideração é o ano de fabricação e a vida útil do carro. É normal que carros fabricados há mais de 15 anos não sejam aceitos para esses empréstimos.

Qual é a melhor maneira de planejar um refinanciamento de carro?

Se você identificou o refinanciamento de carro como a melhor opção de empréstimo. É hora de revisar seu orçamento e planejar seus ganhos de crédito. Esta etapa é muito importante para adequar seu projeto às melhores condições de mercado sem comprometer as finanças.

Inicie encaixando seus planos no papel. Se você está procurando crédito, você tem um intento para isso.

Se o valor emprestado for necessário para reduzir o peso da dívida do seu orçamento, procure uma forma de trocar dívidas mais caras por mais baratas. O refinanciamento de veículos é uma das melhores opções que você encontrará, por exemplo, se estiver muito endividado no cartão de crédito e no cheque especial.

Como citamos, o empréstimo com garantia tem a menor taxa de juros. Dessa forma, é possível quitar dívidas altas para ter um único crédito a pagar, sobre o qual será aplicada uma taxa de juros menor. Consequentemente, vale a pena calcular quanto do seu orçamento você está gastando agora no pagamento de dívidas. Se houver mais de uma fonte de endividamento, por exemplo, um empréstimo bancário mais um cartão de crédito, adiciona os pagamentos mensais para ter uma ideia exata dos valores pagos.

O refinanciamento é uma ferramenta para iniciar seu próprio negócio.

Outra opção que faz com que muitas pessoas tentem um empréstimo é a necessidade de um empréstimo inicial. É uma forma de obter recursos financeiros com a perspectiva de ganhar mais dinheiro no futuro. Ou seja, na prática o retorno do investimento realizado é utilizado para quitar o empréstimo.

Se for esse o caso antes de tudo vale a pena preparar um plano de negócios, que incluirá todas as condições do mercado em que você planeja operar, os equipamentos e materiais necessários para iniciar o negócio, a formação de preços competitivos, o ponto de equilíbrio esperado e outros indicadores-chave levados em consideração para que seu projeto seja viável e lucrativo.

De uma forma ou de outra há muitas razões pelas quais as pessoas procuram empréstimos. O que você tem e como um empréstimo pode ajudar? Esta meditação é o primeiro passo na preparação. Depois disso, você precisa verificar qual é o seu orçamento e se há espaço para dívidas.

Em princípio sua dívida não deve exceder 30 % de sua renda. No entanto, você precisa ter certeza de que a renda restante é suficiente para manter um padrão de vida sem sufocar. Ou seja, com 70 % do seu salário, é possível cobrir as despesas com alimentação, moradia e outras despesas? Se a resposta for não, você deve reduzir o percentual da dívida para não criar problemas para si mesmo. Exemplo contrário, você logo se tornará um alvo vermelho.

Comece seu refinanciamento

Se o refinanciamento do carro se encaixa no seu orçamento e atende às suas necessidades, é hora de avaliar a condição do seu carro e a relevância da dívida e dos documentos associados a ele. Quanto mais recente, reformado e preservado, melhor. Lembre-se que o valor do empréstimo será de até 80 % do valor atual de venda do bem e não o valor pelo qual foi adquirido.

Com tudo isso entendido, faça cálculos para ver se é possível chegar ao valor que você deseja emprestar e quais serão as condições de pagamento de acordo com o seu perfil. Tente verificar as taxas cobradas, condições de pagamento e tente simular o seu refinanciamento.

Tudo é bom? O refinanciamento de um carro é adequado às suas necessidades, está no seu bolso e a condição é atrativa? Parabéns, agora você pode usufruir de um empréstimo consciente que ajudará a facilitar suas finanças ou realizar seus sonhos.

No entanto, retenha esse objetivo. Separe dinheiro todo mês para não pagar parcelas com aperto. Em vez disso, economize um pouco mais do que o necessário. Assim, você pode antecipar as parcelas e remunerar ainda menos juros.

Esteja atento ao processo a seguir para que o empréstimo não seja uma dor de cabeça:

Pontue as suas necessidades;

  • Avalie a sua renda e a capacidade de endividamento;
  • Verifique as condições do seu automóvel e a documentação;
  • Faça simulações;
  • Reserve parte dos seus ganhos;
  • Seja rigoroso com os pagamentos;
  • Antecipe as parcelas.

O que é necessário para obter o refinanciamento do veículo

Se você ainda não pagou integralmente o seu veículo, o primeiro passo para obter o refinanciamento é entrar em contato com a instituição financeira com a qual você contratou o parcelamento do carro.

Será necessário observar os termos do contrato o saldo remanescente e se o carro é objeto de outro tipo de financiamento como leasing ou união.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e as regras de financiamento do banco central, a financiadora deve fornecer ao mutuário todas as informações relacionadas ao empréstimo e deduzir juros e multas caso decida remunerar antecipadamente.

Com esses dados em mãos, você pode buscar a entidade financeira com a qual deseja contratar o refinanciamento para que ela possa realizar a análise de crédito.

Se o seu carro for financiado você pode solicitar o refinanciamento do seu carro a qualquer momento. Você pode solicitar um empréstimo online diretamente em nosso site. Colaboramos com diversas instituições financeiras, para que seja mais fácil para você conseguir um empréstimo com a menor taxa de juros do mercado.

Para análise e aprovação do credenciamento, serão necessários os seguintes documentos:

  • RG ou CNH constando CPF
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de rendimentos
  • Documentos do Veículo e Certificado de Registro do Veículo (CRV)

Qual a classificação do carro

No Brasil, o padrão para avaliação do carro em termos de valor de revenda é a tabela Fipe ou Molicar, que pode ser utilizada pela instituição credora para definir o preço atual do seu carro.

É importante observar que a tabela Fipe é baseada no valor médio dos modelos por ano de fabricação. Consequentemente, é possível que haja desvios do preço definido para as condições de armazenamento e dívidas.

Isso significa que a avaliação do seu carro levará em consideração diversos fatores, sendo inclusive possível que a instituição financeira faça sua própria avaliação, o que pode reduzir ou aumentar o valor considerado para refinanciamento.

É possível refinanciar veículos com nome restrito?

Normalmente não. Para refinanciar, você deve estar em dia com suas dívidas e não ter o nome sujo.

Em alguns casos, é possível quitar a dívida para um refinanciamento, mas se sua dívida for de muito longo prazo, é provável que sua pontuação de crédito seja baixa e, nesse caso, simplesmente limpar seu nome pode não aprovar seu crédito.

Existe uma classificação de crédito ao refinanciar um carro

Sim, anote. Se sua pontuação for baixa, você precisará melhorar sua pontuação para aprovação. Ou seja, no refinanciamento, como na maioria dos empréstimos, a análise de crédito utiliza essencialmente os mesmos critérios. Isso não significa que, por você colocar seu veículo como garantia, ele lhe dá uma aprovação de empréstimo garantida. No entanto, ao dar seu veículo como garantia, você tem acesso a taxas de juros muito mais favoráveis ​​e prazos muito mais baratos do que a maioria dos empréstimos pessoais existentes.

Tente entender melhor sua pontuação de crédito e como você pode melhorar sua pontuação.

Quais são os benefícios

Ainda em dúvida se deve ou não considerar um carro para refinanciar? Conheça 4 bons motivos pelos quais esse tipo de empréstimo supera os demais disponíveis no mercado

1. Taxas de juros mais baixas:

O principal atrativo do refinanciamento de automóveis é, sem dúvida, as taxas de juros mais baixas do que outros empréstimos. Conforme mencionado acima, o carro permanece no banco em caso de inadimplência do devedor.

Com essa medida de “segurança”, os bancos conseguem oferecer juros menores do que se o cliente fosse contratar um empréstimo pessoal, por exemplo.

A título de comparação, enquanto o cartão de crédito e o cheque especial costumam ter taxas médias de 9% e 12% ao mês, é possível obter um refinanciamento com juros a partir de 1,28% ao mês.

É importante lembrar que as taxas dependerão do modelo, ano do carro e se ele está quitado ou não.

2. Maior prazo para pagar

Outro grande bônus do refinanciamento de veículo é o prazo amplo e flexível que as instituições financeiras conseguem oferecer ao cliente para quitar a dívida.

O Banco Central autoriza que o prazo seja de até 60 meses. Mais uma vez, esse prazo máximo varia de acordo com a instituição financeira que você escolher para fazer o refinanciamento, mas a maioria delas oferecem entre 48 e 60 meses para pagar.

O prazo de até 4 ou 5 anos é um grande aliado para que você coloque as contas em dia e reorganize as suas finanças pessoais!

3. Veículo em seu nome

No refinanciamento de veículos, o seu carro será alienado ao banco com o qual você contratou. Essa situação ocorrerá até que você quite o que deve. Isso significa que, caso você não pague a dívida, o automóvel ficará na posse e propriedade do credor e levado a leilão.

A vantagem aqui é que os documentos do automóvel continuarão em seu nome, diferente do que ocorre nos contratos de leasing, por exemplo. Outra grande vantagem é a possibilidade de ganhar desconto nos juros caso você planeje quitar seu empréstimo com garantia antes do vencimento.

4. Flexibilidade para usar o dinheiro como quiser

A flexibilidade em gastar o dinheiro obtido com o refinanciamento de veículo é uma grande vantagem. Na hora de contratar seu refinanciamento com a Masterclass Financiamentos, por exemplo, não é preciso comprovar a finalidade do dinheiro.

Assim, essa opção é ideal para quem quer viajar, reformar a casa, abrir o próprio negócio ou pagar dívidas mais caras e emergenciais. Você terá total liberdade para empregar o dinheiro da forma que melhor se adequar às suas necessidades.

O refinanciamento de veículos é uma excelente opção para quem está precisando de dinheiro com certa urgência a juros mais baixos, mas como todo empréstimo, exige planejamento financeiro e atenção às condições oferecidas. Por isso, evite comprometer seu orçamento mensal com parcelas que você não conseguirá pagar para não ter qualquer tipo de problemas futuros.

5. Você pode solicitar seu refinanciamento de veículo de qualquer lugar

Aqui na Masterclass Financiamentos trazemos a facilidade para você solicitar seu empréstimo de qualquer lugar do Brasil. Nossa parceria com diversas instituições financeiras permite que você faça sua solicitação de empréstimo online. Além disso, conseguimos condições atrativas com taxas e prazos superconfortáveis.

Peça agora mesmo seu refinanciamento de veículo aqui!

Aqui na Masterclass Financiamentos, você solicita seu refinanciamento de forma rápida e online, com conforto e segurança. É só clicar abaixo e fazer sua solicitação sem compromisso.

masterclassfinanciamentos.com.br

Acesse agora:  masterclassfinanciamentos.com.br , e conheça a maneira mais rápida e segura para adquirir seu credito seja um com veiculo como garantia ou para comprar um novo.

Refinanciamento (empréstimo com veículo como Garantia)

Se você já tem um veiculo em nome quitado ou mesmo que ainda esteja financiado, você pode adquirir este empréstimo com taxas mais baixas e com uma programação melhor para as datas podendo colocar a primeira para ate 60 dias.

Compartilhe essa dica

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Masterclass financiamentos é uma empresa legalmente constituída e intermediadora do processo de concessão e crédito entre as instituições e os clientes. A Masterclass não analisa cadastros, pois não é instituição financeira. Atuamos na qualidade de Correspondente Bancário, de acordo com a Resolução nº 3.954 de 24/02/2011, do Banco Central do Brasil e somos responsáveis por elaborar cadastros de forma adequada e enviá-los para análise de crédito às instituições, sendo essas as únicas responsáveis pela definição. Nosso foco de atuação são produtos com garantia de imóveis, com garantia de veículos, emprestimo pessoal. Masterclass Financiamentos, sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 45.263.060/0001-35, com sede na Avenida Paulista, 765, 17º andar, Bela Vista, São Paulo – SP, CEP 01310-100. Maiores detalhes consulte os Termos de uso e Política de privacidade.

A Masterclass Financiamentos é certificada pelo INFI e FEBRABAN.

Masterclass Financiamentos - Todos os Direitos Reservados 2022

×